Vídeos Instruçoes

Daphnia Magna - Video Manual Eclosão dos Ovos "Cistos"

Iluminação

Transição de Recipiente das culturas e Temperatura - Fishfood

Alimentação Menos é+

Porções Vivas
Daphnia Magna ou Moina

O que Fazer quando chega na sua casa

[ #01 Porções Vivas ] - Daphnia Magna e Moina - O que Fazer quando chega na sua casa

[ #02 Porções Vivas ] - Daphnia Magna e Moina O que Fazer quando chega na sua casa

[ #06 Atualização ] - Use Água Mineral - Fishfood na Prática

[ #02 Atualização ] - Aquecedor e Termostato

Preparativos para ECLOSÃO:

Você vai precisar:

● Bomba de Ar de Aquário Simples

● Regulador de Fluxo de Ar

● Bocal de Lâmpada Comum com Tomada

● Pedaço de Arame / Funil / Garrafa 500ml

● Tesoura / Copo dosador

● Use tampa com o fundo emborrachado.

● Pegue a garrafa limpa, o funil, o regulador e os cistos (abra com cuidado porque têm muita estática vão ficar grudando no saquinho) coloque tudo dentro da garrafa e encha com água até a boca “bem rente” use água quente acima de 28ºC pois, facilita a ação do aquecedor, feche a garrafa.

Abra com cuidado o sache

Transfira tudo não fracione.

Regulador do pH para até 5 Litros, não use em garrafas com menos de 2 Litros.

Transferindo

pH - Regulador e Cuidados

Atualização + Nova Formulação 2022
● MANUSEIE COM CUIDADO ●
● MANUSEIE EM LOCAL AREJADO ●
● EVITE INALAR O PÓ ●
● EVITE CONTATO NA PELE ●

CUIDADOS
Atenção: O produto absorve umidade, do ar ou do ambiente.
Após aberta a embalagem, utilizar todo o produto.
Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Irritante para pele e olhos, em caso de contato lavar com água e sabão; se em contato com olhos, lavar profundamente.

Vai gotejando devagar até chegar no topo da garrafa.

Cuidado para não transbordar.

Muito cuidado para não apertar a garrafa, segure bem no colarinho da garrafa e feche bem.

Você pode usar um balde ou aquário para colocar o aquecedor

09

10

11

12

Use 30 a 31ºC para a reidratação

● Pegue a Garrafa cheia coloque-a dentro do recipiente de cultivo já com água SEM CLORO.

Deixe com um nível bom de água para que não transborde e facilite o manejo

● Pegue um pedaço de arame fino +/- 30cm dobre as pontas e insira

dentro da mangueira de ar, isso facilita o manejo do oxigenador

dentro do recipiente

No Recipiente de Cultivo: Instale o aquecedor, a bomba de ar, registro, divisor e posicione a mangueira até o fundo do recipiente neste primeiro momento, DEIXE A OXIGENAÇÃO NA MÁXIMA com bolhas grandes para homogeneizar a temperatura. O registro tem a função de aliviar a pressão da bombinha e ajustar o fluxo de ar ao mínimo em um segundo momento.

13

14


Registro fechado fluxo de ar forte. Registro aberto fluxo de ar fraco vazar o ar e não força a bombinha.

Use lâmpada ou a Luz do dia.

Ligue a Lâmpada e deixe próximo do recipiente e mantenha por 48hs ou mais. Passando às primeiras 24hs retire a garrafa e mais 1/2 litro de água do Recipiente. “ATENÇÃO” Abra com cuidado a garrafa próximo ao recipiente devido a pressão. Despeje toda água da garrafa no recipiente. Use o 1/2 Litro de água retirada para lavar a tampa e a garrafa.





Após colocar a água com os cistos no recipiente, você visualizará várias impurezas na borda, não remova, essas partículas precisam estar em movimento constante, use uma colher, borrifador, bisnaga ou algo que possa mover da borda, podem ser cistos “ovos”. Mantenha a OXIGENAÇÃO NO MÁXIMO com bolhas grandes por mais 60hs ou até vizualizar os náuplios. Vizualizando, ajuste abrindo o registro/fluxo de ar para obter microbolhas, reposicione a mangueira de ar próximo da superficie para manter em movimento, porque nesse momento os bichinhos estarão nascendo e povoado, também ajuda a dissolver a ração e não concentrar amônia no fundo da cultura.

Cuidado com o excesso de alimentação e terá sucesso no seu cultivo.











Um Pouco de Daphnia magna

É um microcrustáceo comum em águas, conhecida com pulga-de-água, possuem papel importante na cadeia alimentar (como presa). É um organismo filtrador de materia organica dissolvida na agua principalmente algas, mas também bactérias e detritos. É usada como alimento na criação de alevinos. Seu ciclo de vida é curto, reproduz-se por partenogênese ou sexuadamente, em condições desfavoráveis. Fatores abióticos como temperatura, OD, pH e condutividade elétrica influem diretamente na fisiologia reprodutiva dos Cladoceras. Em água natural com pH entre 7,4 e 8,0 têm ótimo cultivo .

As Dapnhias magnas é muito usada em bioensaios toxicológicos, para a avaliação de ecotoxicológica de novos agentes químicos, de efluentes urbanos, industriais e de ecossistemas de água doce.


Continue Lendo...

Reprodução da Daphnia Magna


Como a maioria das outras espécies do gênero Daphnia, D. magna se reproduz por partenogênese cíclica. Esta forma de reprodução é caracterizada pela produção alternada de filhos assexuais (reprodução clonal)


Em resposta a condições ambientais desfavoráveis ​​(que podem levar ao congelamento ou ao ressecamento da lagoa), a mesma fêmea pode produzir ovos haploides em repouso (geralmente dois de cada vez), que quando fertilizados pelos machos, são embrulhados em uma concha protetora chamado de éfipo. Esses ovos em repouso entram em uma fase de diapausa e são capazes de resistir a longos períodos de condições ambientais adversas por um longo período de tempo. A eclosão é desencadeada em resposta a estímulos específicos, como aumento do fotoperíodo e temperaturas. Os filhotes dos ovos em repouso se desenvolvem exclusivamente em fêmeas.


Onde vive a Daphnia Magna?

D. magna pode ser encontrado em corpos de água doce e salobra de diferentes tamanhos, de lagos a lagoas e piscinas de pedras efêmeras perto do mar. D. magna tolera níveis mais altos de salinidade (até um quinto da salinidade da água do mar) do que a maioria das outras espécies do gênero. D. magna é encontrada principalmente na zona pelágica dos corpos d'água, pois se alimenta principalmente de partículas suspensas na coluna d'água (principalmente algas, mas também bactérias e detritos). No entanto, em comparação com outras espécies de Daphnia, é mais frequentemente encontrada em associação com o substrato, onde é capaz de explorar fontes alimentares bentônicas como perifíton e sedimentos.


Comportamento da Daphnia Magna


O nome "pulgas de água" pode vir do comportamento típico de natação das espécies de Daphnia, que lembra uma série de saltos. O movimento das grandes segundas antenas gera um movimento ascendente de todo o animal, seguido de seu afundamento (salto e afundamento).


Manuais - Videoaulas - Manejos

Branchoneta - Branconeta

Artêmia Salina